sábado, 11 de dezembro de 2010

AS ÁREAS DE CONHECIMENTO DO PMBOK

O PMBOK está organizado em nove áreas de conhecimento, onde cada uma destas áreas é descrita através de processos.

As áreas de conhecimento agrupam os processos de forma lógica, dividindo-os em relação a um determinado objetivo e tratam dos tópicos que necessitam de controle e gerência para que o projeto consiga alcançar seus objetivos.

As nove áreas de conhecimento descritas pelo PMBOK são

Integração do gerenciamento do projeto processos necessários para assegurar que os diversos elementos do projetos sejam adequadamente coordenados.

Gerenciamento do Escopo do projeto – processos necessários para assegurar que o projeto contemple todo o trabalho requerido e nada mais que o trabalho requerido, para completar o projeto com sucesso.

Gerenciamento do Tempo do projeto – processos necessários para assegurar que o projeto termine dentro do prazo previsto.

Gerenciamento do Custo do projeto – processos necessários para assegurar que o projeto termine dentro do orçamento previsto.

Gerenciamento dos Riscos do projeto processos necessários para a identificação , analise e resposta a riscos do projeto.

Gerenciamento da Qualidade do projeto – processos necessários para assegurar que o projeto as necessidades que originaram o desenvolvimento do projeto sejam atendidas.

Gerenciamento dos Recursos Humanos do projeto – processos necessários para proporcionar a melhor utilização das pessoas envolvidas no projeto.

Gerenciamento das Comunicações do projeto – processos necessários para assegurar que a geração, captura, distribuição, armazenamento e apresentação das informações do projeto sejam feitas de forma adequada e no tempo certo.

Gerenciamento de Aquisições do projeto – processos necessários para a aquisição de mercadorias e serviços fora da organização que desenvolve o projeto.

Há duas coisas que se deve ressaltar sobre as áreas de conhecimento:

· Cada área se refere a um aspecto a ser considerado dentro da gerencia de projetos.


· A não execução de processos de uma área afeta negativamente o projeto, pois o projeto é um esforço integrado.

Para finalizar é bom ressaltar que as áreas escopo, tempo, custos e qualidade são os principais determinantes para o sucesso do projeto (isso na visão de projeto significa entregar um resultado de acordo com o escopo, no prazo e no custo definidos, com qualidade adequada), não que as outras áreas sejam importantes, pelo contrário, os recursos humanos e as aquisições são os insumos para produzir o trabalho do projeto. As áreas de comunicações e de riscos devem ser continuamente abordadas para manter as expectativas e as incertezas sob controle. E a área de integração é a orquestração de todas as outras áreas do conhecimento do PMBOK.

Bem acabamos de abordar a ultima parte de como o PMBOK está organizado e para quem tiver a curiosidade de saber sobre quais processos estão inseridos nas nove áreas de conhecimento abordadas, disponibilizamos no post anterior o slide da nossa apresentação que contem os subconjuntos de processos de todas as áreas.

Até a próxima.

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