quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

QUARTO GRUPO DE PROCESSOS DO PMBOK - CONTROLE


É o processo responsável pela medição e monitoramento do desempenho do projeto. Garantem que os objetivos do projeto são alcançados através do monitoramento e medição regular do progresso, de modo que ações corretivas possam ser tomadas quando necessário.


Este processo possui duas funções principais: a de monitorar e controlar o trabalho, ou seja, monitorar e controlar os processos usados para iniciar, planejar, executar e encerrar o projeto para atender aos objetivos de desempenho definidos no PGP e a outra função é de controle integrado de mudanças, ou seja, revisar todas as solicitações de mudança, aprovação de mudanças e controle de mudanças nos produtos do projeto e ativos de processos organizacionais.

Estas duas ações juntas possuem 10 ações:

Verificação de escopo – é a formalização da aceitação dos produtos do projeto que foram concluídos.

Controle de escopo – é o controle das mudanças no escopo do projeto.

Controle de cronograma – é o controle das mudanças no cronograma do projeto

Controle dos custos – é o controle dos fatores que criam as variações de custos e controle das mudanças no orçamento do projeto.

Controle de qualidade – é o monitoramento de resultados específicos do projeto a fim de determinar se eles estão de acordo com os padrões relevantes de qualidade e identificação de maneiras para eliminar as causas de um desempenho insatisfatório.

Gerenciar equipe - é o acompanhamento do desempenho de membros da equipe, fornecimento de feedback, resolução de problemas e coordenação de mudanças para melhorar o desempenho do projeto.

Relatar desempenho – é a coleta e distribuição das informações sobre o desempenho do projeto. Isso inclui o relatório de andamento, medição do progresso e previsão.

Gerenciar partes interessadas – é o gerenciamento das comunicações para satisfazer os requisitos das partes interessadas no projeto e resolver problemas com elas.

Monitorar e controlar riscos – é o acompanhamento dos riscos identificados, monitoramento dos riscos residuais, identificação dos novos riscos, execução de planos de respostas a riscos e avaliação da sua eficácia durante todo ciclo de vida do projeto.

Administrar contratos – é o gerenciamento do contrato e da relação entre o comprador e o fornecedor, análise e documentação do desempenho atual ou passado de um fornecedor a fim de estabelecer ações corretivas necessárias e fornecer uma base para futuras relações com o fornecedor.


São exemplos de ferramentas e técnicas dentro dessas dez ações:

Relatório de desempenho - fornece à gerência informações sobre o grau de eficácia com que o fornecedor está atendendo aos objetivos contratuais.

Inspeção - inclui atividades como medição, exame e verificação para determinar se o trabalho e as entregas atendem aos requisitos e aos critérios de aceitação do produto.

Sistema de controle de mudanças nos custos - sistema de controle de mudanças nos custos, documentado no plano de gerenciamento de custos, define os procedimentos através dos quais é possível realizar mudanças na linha de base dos custos.

Relatório de progresso - incluem informações como as datas de início e de término reais e as durações restantes das atividades do cronograma não terminadas. Se for usada uma medição do progresso, como valor agregado, então o percentual completo das atividades do cronograma em andamento poderá também ser incluído nesse relatório.


Esse foi mais um grupo de processos – falta um..!! até mais!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário