quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

FINALIZANDO OS GRUPOS DE PROCESSOS DO PMBOK VEM AÍ O QUINTO GRUPO - FINALIZAÇÃO


É o processo responsável pela aceitação formal do projeto (com verificação de escopo) ou fase para a sua finalização.

Este processo possui duas ações : a encerrar o projeto e a de encerrar os contratos.

Encerrar o projeto – se refere a finalização de todas as atividades em todos os grupos de processos para encerrar formalmente o projeto ou uma de suas fases.

Encerrar os contratos – se refere ação de Terminar e liquidar cada contrato, inclusive a resolução de quaisquer itens em aberto e encerrar cada contrato aplicável ao projeto ou a uma fase do projeto.


São exemplos de ferramentas e técnicas dentro dessas duas ações:

Auditorias de aquisição - é uma análise estruturada desde o processo "Planejar compras e aquisições" até "Administração de contrato". O objetivo de uma auditoria de aquisição é identificar sucessos e falhas que forneçam um embasamento para o reconhecimento na preparação ou na administração de outros contratos de aquisição no projeto ou em outros projetos dentro da organização executora.

Sistema de gerenciamento de registros – é um conjunto específico de processos constituído de
funções de controle relacionadas e ferramentas de automação consolidados e combinados para formar um todo, como parte do sistema de informações do gerenciamento de projetos.

Opinião especializada - é aplicada no desenvolvimento e realização dos procedimentos de encerramento administrativo e de encerramento de contratos.

Metodologia de gerenciamento de projetos - define um processo que auxilia uma equipe de gerenciamento de projetos na realização dos procedimentos de encerramento administrativo e de encerramento de contratos do projeto.

PMIS - Sistema de Informações de Gerenciamento de Projetos – sistema que realiza os procedimentos de encerramento administrativo e de encerramento de contratos em todo o projeto.

Esse foi o ultimo grupo de processos do PMBOK, mas antes....

Há duas coisas a salientar sobre os cinco grupos de processos abordados nos últimos posts:

Primeiro, a saída de um processo geralmente é a entrada para outro. Dentro de cada processo, as ferramentas e técnicas usadas num processo orientam e influenciam a sua saída. Dessa forma uma saída com falhas pode comprometer a entrada de processos dependentes.

Segundo, os processos podem ser até certo ponto, personalizados a cada projeto ou até excluídos, para melhor atender as particularidades de dado projeto. No entanto, essas modificações devem ser feitas criteriosamente, senão afetaram negativamente o desenvolvimento do projeto ao longo do tempo.

Bom, nos próximos posts iremos conhecer um pouco mais sobre o PMBOK.

Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário