quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

PMBOK – Planejamento (Parte 3.1)

A terceira parte esta relacionada às definições do tempo do projeto que são os processos necessários para assegurar que o projeto termine dentro do prazo previsto.esta parte se subdivide em:

  1. Definição das atividade
  2. Estimativa de recursos da atividade

  3. Sequenciamento das atividades

  4. Estimativa de duração da atividade
  5. Desenvolvimento do cronograma


Nesta postagem falaremos sobre os três primeiros pontos.




1. DEFINIÇÃO DA ATIVIDADE


O QUE É?
Identificação das atividades específicas do cronograma que precisam ser feitas para realizar os vários produtos do projeto.

Entradas:


· FAE - Fatores Ambientais da Empresa

· APO - Ativos de Processos Organizacionais

· WBS - Estrutura Analítica do Projeto

· Dicionário da WBS


· PGP - Plano de Gerenciamento do Projeto

Ferramentas e Técnicas:


Decomposição: A técnica de decomposição envolve a subdivisão dos pacotes do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis chamados de atividades do cronograma.


Modelos: Uma lista de atividades padrão ou uma parte de uma lista de atividades de um projeto anterior são freqüentemente usadas como um modelo de um novo projeto.


Planejamento em ondas sucessivas: O planejamento em ondas sucessivas é uma forma de planejamento de elaboração progressiva em que o trabalho que será realizado a curto prazo é planejado em detalhes em um nível baixo da WBS, enquanto o trabalho distante no futuro é planejado para os componentes da WBS que estão em um nível relativamente alto da WBS.

Opinião especializada: Os membros da equipe do projeto ou outros especialistas, que são experientes e especializados no desenvolvimento de declarações de escopo detalhadas do projeto, WBS e cronogramas do projeto, podem fornecer a especialização para definir as atividades.

Componente do planejamento: Quando a definição do escopo do projeto disponível é insuficiente para decompor um ramo da WBS até o nível de pacote de trabalho, o último componente nesse ramo da WBS pode ser usado para desenvolver um cronograma do projeto de alto nível para esse componente. Os dois componentes do planejamento são:
Conta de controle. Um ponto de controle gerencial pode ser colocado em pontos de gerenciamento selecionados (componentes específicos em níveis selecionados) da estrutura analítica do projeto acima do nível do pacote de trabalho. Esses pontos de controle são usados como uma base para o planejamento quando os pacotes de trabalho associados ainda não tiverem sido planejados. Todo o trabalho e o esforço realizados dentro de uma conta de controle são documentados em um plano de contas de controle.


Pacote de planejamento. Um pacote de planejamento é um componente da WBS abaixo da conta de controle, mas acima do pacote de trabalho. Este componente é usado no planejamento do conteúdo de trabalho conhecido que não possui atividades detalhadas do cronograma.

SAÍDAS:

Lista de atividades: A lista de atividades é uma lista abrangente que inclui todas as atividades do cronograma planejadas para serem realizadas no projeto. A lista de atividades não inclui as atividades do cronograma que não são necessárias como parte do escopo do projeto.

Atributos da atividade: Esses atributos da atividade são uma extensão dos atributos da atividade da lista de atividades e identificam os vários atributos associados a cada atividade do cronograma. Os atributos da atividade para cada atividade do cronograma incluem identificador da atividade, códigos de atividades, descrição da atividade, atividades predecessoras, atividades sucessoras, relacionamentos lógicos, antecipações e atrasos, recursos necessários, datas impostas, restrições e premissas.

Lista de marcos: A lista de marcos do cronograma identifica todos os marcos e indica se o marco é obrigatório (exigido pelo contrato) ou opcional (com base em requisitos do projeto ou em informações históricas). A lista de marcos é um componente do PGP e os marcos são usados no modelo de cronograma.

Mudanças solicitadas: O processo Definição das Atividades pode gerar mudanças solicitadas que podem afetar a DE e a WBS. As mudanças solicitadas são processadas para revisão e destinação pelo processo CIM.

2. ESTIMATIVA DE RECURSOS

O QUE É?
Estimativa do tipo e das quantidades de recursos necessários para realizar cada atividade do cronograma.

Entradas:

· FAE - Fatores Ambientais da Empresa

· APO - Ativos de Processos Organizacionais

· Lista de atividades

· Atributos da atividade

· Disponibilidade de recursos: As informações sobre que recursos (como pessoas, equipamentos e material) estão potencialmente disponíveis e são usadas para estimar os tipos de recursos. Esse conhecimento inclui a consideração dos vários locais geográficos dos quais os recursos se originam e de quando eles podem estar disponíveis. Por exemplo, durante as fases iniciais de um projeto de design de engenharia, o "pool" de recursos pode incluir um grande número de engenheiros seniores e juniores. Durante fases posteriores do mesmo projeto, no entanto, o "pool" pode ficar limitado às pessoas que conhecem o projeto como resultado de terem trabalhado nas fases iniciais do projeto.

· PGP - Plano de Gerenciamento do Projeto

Ferramentas e Técnicas:


Opinião especializada: A opinião especializada é freqüentemente necessária para avaliar as entradas desse processo relacionadas a recursos. Qualquer grupo ou pessoa com conhecimento especializado de planejamento e estimativa de recursos pode fornecer essa especialização.

Análise de alternativas: Muitas atividades do cronograma possuem métodos alternativos de realização. Eles incluem o uso de vários níveis de capacidade ou habilidades de recursos, tipos ou tamanhos diferentes de máquinas, ferramentas diferentes (manuais versus automatizadas) e decisões de fazer ou comprar relativas ao recurso.

Dados publicados para auxílio a estimativas: Diversas empresas publicam rotineiramente os valores de produção e os custos unitários atualizados dos recursos para um extenso conjunto de áreas, material e equipamentos em diversos países e locais geográficos dentro de países.

Software de gerenciamento de projetos: O software de gerenciamento de projetos tem capacidade para ajudar a planejar, organizar e gerenciar "pools" de recursos e para desenvolver estimativas de recursos. Dependendo da sofisticação do software, as estruturas analíticas dos recursos, as disponibilidades de recursos e os valores dos recursos podem ser definidos, além dos vários calendários de recursos.

Estimativa “bottom-up”: Quando uma atividade do cronograma não pode ser estimada com um nível razoável de confiança, o trabalho dentro da atividade do cronograma é decomposto em mais detalhes. As necessidades de recursos de cada uma das partes inferiores e mais detalhadas do trabalho são estimadas e essas estimativas são então agregadas em uma quantidade total para cada um dos recursos da atividade do cronograma.

SAÍDAS:

Recursos necessários para a atividade: As saídas do processo Estimativa de recursos da atividade são a identificação e a descrição dos tipos e quantidades de recursos necessários para cada atividade do cronograma em um pacote de trabalho. Em seguida, esses requisitos podem ser agregados para determinar a estimativa de recursos para cada pacote de trabalho.

Atributos da atividade (atualizações): Os tipos e quantidades de recursos necessários para cada atividade do cronograma são incorporados aos atributos da atividade. Se as SM aprovadas resultarem do processo Estimativa de Recursos da Atividade, então a lista de atividades e os atributos da atividade são atualizados para incluir essas mudanças aprovadas.

Estrutura analítica dos recursos: A Estrutura Analítica dos Recursos é uma estrutura hierárquica dos recursos identificados por categoria de recursos e tipo de recursos.

Calendário de recurso (atualizações): Um calendário de recurso composto do projeto documenta os dias trabalhados e os dias não trabalhados que determinam as datas nas quais um recurso específico, uma pessoa ou material, pode estar ativo ou está ocioso. O calendário de recurso do projeto identifica a quantidade de cada recurso disponível durante cada período de disponibilidade.

Mudanças solicitadas: O processo Estimativa de recursos da atividade pode resultar em mudanças solicitadas para adicionar ou excluir atividades planejadas do cronograma da lista de atividades. As mudanças solicitadas são processadas para revisão e destinação pelo processo CIM.


3. SEQUENCIAMENTO DE ATIVIDADES

O QUE É?
Identificação e documentação das dependências entre as atividades do cronograma.


Entradas:

· DE - Declaração do Escopo do projeto

· Lista de atividades

· Atributos da atividade

· Lista de marcos

· SM - Solicitações de Mudança aprovadas: As SM aprovadas são mudanças autorizadas e documentadas que ampliam ou limitam o escopo do projeto. As SM aprovadas também podem modificar políticas, planos de gerenciamento de projetos, procedimentos, custos ou orçamentos, ou revisar cronogramas. As SM aprovadas são agendadas para serem implementadas pela equipe do projeto.


Ferramentas e Técnicas:

PDM - Método do Diagrama de Precedência: O PDM é um método de construção de um diagrama de rede do cronograma do projeto que usa caixas ou retângulos, chamados de nós, para representar atividades e os conecta por setas que mostram as dependências. O PDM inclui quatro tipos de dependências ou de relações de precedência:

· Término para início: A iniciação da atividade sucessora depende do término da atividade predecessora.

· Término para término: O término da atividade sucessora depende do término da atividade predecessora.

· Início para início: A iniciação da atividade sucessora depende da iniciação da atividade predecessora.

· Início para término: O término da atividade sucessora depende da iniciação da atividade predecessora.

ADM - Método do Diagrama de Setas: Embora menos adotada do que o PDM, ainda é usada no ensino da teoria de rede do cronograma e em algumas áreas de aplicação. O ADM usa somente dependências do tipo término para início e pode exigir o uso de relacionamentos "fantasmas" chamados de atividades fantasmas, que são mostradas como linhas pontilhadas, para definir corretamente todos os relacionamentos lógicos.

Modelos de rede do cronograma: É possível usar modelos de diagrama de rede do cronograma do projeto padronizados para facilitar a preparação de redes de atividades do cronograma do projeto. Eles podem incluir um projeto todo ou somente uma parte dele. As partes de um diagrama de rede do cronograma do projeto são freqüentemente chamadas de sub-rede ou fragmento de rede. Os modelos de sub-rede são particularmente úteis nos casos em que um projeto inclui várias entregas idênticas ou quase idênticas, como pisos em um edifício comercial, estudos clínicos em um projeto de pesquisa farmacêutica, módulos de programa de codificação em um projeto de software ou a fase de inicialização de um projeto de desenvolvimento.

Determinação da dependência: São usados três tipos de dependências para definir a seqüência entre as atividades.

· Dependências obrigatórias: As dependências obrigatórias são as inerentes à natureza do trabalho sendo realizado. As dependências obrigatórias freqüentemente envolvem limitações físicas, como em um projeto de construção, no qual é impossível erguer a superestrutura antes de construir a fundação ou em um projeto de componentes eletrônicos, no qual um protótipo precisa ser construído antes de ele poder ser testado.

· Dependências arbitradas: As dependências arbitradas são totalmente documentadas, pois podem criar valores de folga total arbitrários e podem limitar as opções posteriores de elaboração de cronogramas. São normalmente estabelecidas com base no conhecimento das melhores práticas dentro de uma área de aplicação específica ou em algum aspecto pouco usual do projeto, no qual se deseja uma seqüência específica, mesmo que existam outras seqüências aceitáveis.

· Dependências externas: As dependências externas são as que envolvem um relacionamento entre as atividades do projeto e as atividades que não são do projeto. Essas entradas podem se basear em informações históricas de projetos anteriores de natureza semelhante ou de propostas ou contratos de fornecedores.

Aplicação de antecipações e atrasos: O uso de antecipações e atrasos e de suas premissas relacionadas é documentado. Uma antecipação permite uma aceleração da atividade sucessora. Um atraso leva a um retardo da atividade sucessora.

SAÍDAS:

Diagramas de rede do cronograma do projeto: Os diagramas de rede do cronograma do projeto são representações esquemáticas das atividades do cronograma do projeto e dos relacionamentos lógicos entre elas, também chamados de dependências.

Lista de atividades (atualizações): Se as SM aprovadas resultarem do processo Seqüenciamento de atividades, então a lista de atividades será atualizada para incluir essas mudanças aprovadas.

Atributos da atividade (atualizações): Os atributos da atividade são atualizados para incluir os relacionamentos lógicos definidos e quaisquer antecipações e atrasos associados. Se as SM aprovadas resultantes do processo Seqüenciamento de atividades afetarem a lista de atividades, então os itens relacionados nos atributos da atividade serão atualizados para incluir essas mudanças aprovadas.

Mudanças solicitadas: A preparação de relacionamentos lógicos, antecipações e atrasos do projeto pode revelar casos que podem gerar uma mudança solicitada na lista de atividades ou nos atributos da atividade.














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